O atual cenário econômico tem induzido cada vez mais o mundo dos negócios a não abrir mão de análises criteriosas antes de fazer qualquer investimento ou operação que exija financiamento. Todo risco, por menor que seja, é medido e avaliado antes da tomada de qualquer decisão financeira. Este cenário tem favorecido fortemente o mercado para profissionais especializados em gestão de projetos.
De acordo com o Project Management Institute (PMI), associação que reúne e certifica profissionais do setor, serão criados 13 milhões de novos postos para gerente de projetos globalmente até o fim deste ano.
“A função de um gerente de projetos é extremamente estratégica dentro da empresa, já que é o responsável por planejar, controlar e executar os planos de negócios e expansão. É responsabilidade dele também monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário”, acrescenta Daniel Lelis, professor de Administração na Faculdade FGP com MBA em Gestão de Projetos.
E o horizonte tem mesmo apresentado boas perspectivas aos profissionais do setor. O Brasil tem a quinta maior demanda por gerentes de projetos do mundo. Nos próximos sete anos, serão necessários mais de 1,3 milhão de profissionais para dar conta do recado. Nas grandes corporações, a recompensa é bastante satisfatória. O salário médio de um gerente de projetos, segundo levantamento do PMI, é de R$ 12 mil. Mas o que determina o valor é a experiência do profissional e o quanto ele pode trazer de retorno para a empresa. Portanto, quanto mais preparo e peso do currículo, melhor será a remuneração.
Hoje, no Brasil, os setores em que a função de gerente de projetos é mais requisitada são tecnologia, consultoria, construção e finanças. Entretanto, a demanda também tem crescido nos segmentos de construção e metalomecânica.
“Seja uma plataforma de petróleo, um protótipo de carro, a implantação de novos softwares, novos processos financeiros e até mesmo campanhas de publicidade. De acordo com o site do PMI, um quinto do PIB mundial é gasto com projetos. No Brasil, esse valor representa 30% da força de trabalho”, informa Lelis.
Investimento
O momento é oportuno para investir na área de gestão de projetos. E as possibilidades são iguais para profissionais dos mais variados segmentos, já que as premissas para gerir um projeto valem para todos os tipos de negócios. “Cursar uma especialização onde cada tema é paulatinamente trabalhado é indispensável para quem quer realmente se destacar nesse ramo. Um empreendimento nada mais é do que um grande projeto. Negligenciar suas atividades aumenta o risco inerente ao negócio e a probabilidade de fracasso. É absolutamente importante que o empreendedor tenha conhecimentos em gestão de projetos para maximizar as possibilidades de sucesso”, acrescenta Lelis.
Curso
A Faculdade FGP, em Pederneiras, está com inscrições abertas para o MBA em Gestão de Projetos. O curso tem duração aproximada de 18 meses e as aulas são ministradas em um sábado por mês, das 9h às 16h. O curso da FGP, além de explorar as dez áreas do conhecimento preconizadas pelo guia PmBok, também contempla criação, inovação e liderança, características cada vez mais presentes nos gerenciamentos de projetos ágeis e que têm sido utilizados em abundância pelos gestores. Mais informações podem ser obtidas no site www.fgp.edu.br e por telefone: (14) 9 9825 3779/(14) 3284 4001. (Assessoria de Imprensa)